Limpo, bem alimentado e brincalhão, Serginho, o filhote de cachorro salvo após cair em um bueiro em 21 de março, ainda não tem dono. O animal continua sob os cuidados da ONG que ajudou no seu resgate, o Grupo de Apoio Santa-Mariense de Proteção Animal (Gaspa). Apenas dois interessados chegaram a entrar em contato com o grupo. Mas, submetidos a um questionário de posse responsável, não mais responderam.
O resgate de Serginho gerou grande repercussão nas redes sociais. Contudo, a visibilidade não foi suficiente para que as mais de 300 curtidas do Facebook na página do Gaspa se convertessem na sua adoção ou em ajuda à ONG, que corre risco de suspender suas atividades.
_ As pessoas só aparecem no calor do momento, mas não demonstram interesse em ajudar depois _ lamenta Elis Parode, 20 anos, presidente do Gaspa.
Uma semana após o resgate, um encontro, na última sexta-feira, na casa de uma das integrantes do grupo, onde está Serginho, selou a eterna amizade entre o cãozinho e seu heroi, o adestrador Sérgio Loreto. Recuperando-se dos ferimentos no focinho, o cachorro está desverminado e com mais peso de quando foi encontrado.
_ Emociono-me em vê-lo bem e saber que nosso empenho e poucos minutos foram decisivos para salvá-lo _ disse Loreto.
Ele conta que após o salvamento seu telefone não parou de tocar. Porém, as ligações são por pedidos de resgate.
_ Jamais vou negar ajuda, mas as pessoas pensam que somos um órgão público _ explica o adestrador.
Gaspa ameaça suspender atividades
O caso do Serginho é apenas um dos tantos que chegam ao Gaspa. Sem sede, a ONG conta com quatro integrantes que trabalham voluntariamente desde agosto de 2012. A intenção do grupo é promover a valorização da vida animal por meio da educação humanitária. Dos 40 associados ao Gaspa, pelo três contribuem mensalmente com R$ 10, o que não é suficiente para custear os cuidados de 14 cães. Devido a isso, os integrantes podem suspender as atividades.
A ONG deve lançar uma campanha até o fim desta semana. A ideia é mobilizar pessoas de diferentes segmentos da sociedade a ajudarem no aluguel de um local para recolher e tratar os animais que sofrem maus tratos. O resultado desta ação deve definir o futuro das atividades.
PARA AJUDAR
Ficou interessado em adotar o Serginho ou quer ser um voluntário do Gaspa?
- Fone _ (55) 9958-1161
- E-mail _ sosgaspa@hotmail.com
- Facebook _ www.facebook.com/gaspaamigosfieis
- O que doar _ Dinheiro, ração, remédios e vacinas
ÓRGÃOS PÚBLICOS
Denúncias de animais em situação de maus tratos ou resgate devem procurar:
- Patrulha Ambiental da Brigada Militar _ (55) 3286-1455
- Corpo de Bombeiros _ (55) 3221-2121